Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSaravia, Enrique J.
dc.date.accessioned2018-09-02T05:34:56Z
dc.date.available2018-09-02T05:34:56Z
dc.date.issued2005-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/3493
dc.description.abstractUma das tendências inovadoras da moderna administração pública é a da contratualização, isto é, a substituição das tradicionais relações hierárquicas verticais, consagradas em normas, pelos relacionamentos negociados entre os diversos atores do aparelho do Estado e, eventualmente, entre estes e a sociedade civil.
dc.description.abstractOs acordos são depois concretizados em contratos bilaterais. Entre essas novas formas, o contrato de gestão (ou contrato-programa ou contrato de desempenho) aparece com perfis definidos e conta já com ampla experiência internacional.
dc.description.abstractA figura do contrato de gestão é oriunda da experiência francesa e surge como conseqüência do conhecido Relatório Nora de 1967.
dc.description.abstractOutros países utilizaram posteriormente a fórmula, tais como a Itália, a Espanha e, por sugestão do Banco Mundial, vários países africanos (Benin, Burundi, Congo, Costa de Marfim, Gâmbia, Madagascar, Mali, Marrocos, Nigéria e Senegal), a Índia e alguns estados latinoamericanos (Uruguai, Venezuela, Bolívia, entre outros).
dc.description.abstractNo caso brasileiro a série de experiências que se inicia na década de 80, se concretiza nos contratos de gestão celebrados pelo governo central com a Companhia Vale do Rio Doce e com a companhia petroleira Petrobrás.
dc.description.abstractA emenda constitucional nº 19 de 1998 incorporou o contrato de gestão ao quadro normativo nacional. Hoje são vários os tipos institucionais que utilizam o contrato de gestão na sua vinculação institucional com o governo central. É o caso das Agências Executivas, as Organizações Sociais e as Agências Reguladoras.
dc.description.abstractUma figura semelhante, denominada Termo de Parceria, vincula a administração pública com organizações da sociedade civil. Vários estados membros da federação brasileira incorporaram a figura do contrato de gestão a seus procedimentos administrativas. O primeiro foi o Estado de São Paulo, na década de 80.
dc.description.abstractHoje, os estados de Minas Gerais e da Bahia incorporaram a figura às suas práticas corriqueiras.
dc.description.abstractEm todos os casos, a base das fórmulas descritas está na concessão negociada de autonomia de gestão para executar um programa expresso e objetivo, assegurando os recursos necessários para essa finalidade e a assunção correlativa de responsabilidades por parte da instituição e de seus administradores.
dc.format.extent10 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherFundação Getulio Vargas. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 10-2005
dc.subjectEMPRESAS PUBLICAS
dc.subjectORGANIZACION PUBLICA
dc.subjectPUBLICO NO ESTATAL
dc.subjectCONTRATOS DE GESTION
dc.subjectCONTROL GUBERNAMENTAL
dc.subjectEVALUACION DEL RENDIMIENTO
dc.titleContratos de gestão como forma inovadora de controle das organizações estatais
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 10
clad.keyMFN37095--37095
clad.key1KEY37095
clad.regionBRASIL
clad.md5ea051630a261d96b0437f455fe4621fc


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int