Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSposati, Aldaíza
dc.date.accessioned2018-09-02T05:33:52Z
dc.date.available2018-09-02T05:33:52Z
dc.date.issued2005-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/3411
dc.description.abstractEste paper discute o processo de profissionalizarão da gestão da política social através da experiência desenvolvida no ano de 2004 entre o INDES - Institudo de Desenvolvimento Econômico Social do BID e a Prefeitura do Município de São Paulo - PMSP. Nele optou-se por caracterizar as demandas de profissionalização da gestão das políticas sociais a partir dos impactos neoliberais na América Latina e mais particularmente do caso brasileiro, por entender que este eixo permite maior alcance de análises comparadas com demais realidades latino americanas.
dc.description.abstractOs impactos nas políticas sociais latino-americanas provocado pela orientação neoliberal podem ser agregados em cinco principais entraves para a gestão social sob o paradigma democrático dos direitos de cidadania: primeiro, a retenção no processo de expansão/universalização dos direitos sociais; segundo, a forte descontinuidade na oferta de atenções sociais durante a passagem de um governo a outro, resultando num efeito direto de restrição na dinâmica das políticas sociais como políticas de Estado e sua configuração como programas sociais de cada governo; terceiro, como quase conseqüência desses dois entraves, ocorre a disseminação da residualidade da política social pela prática da focalização de demandas em realidades de incidência extensiva de população com vulnerabilidades; quarto, a onguização da gestão das políticas sociais com descaracterização dos direitos dos usuários; quinto, o caráter transitório e emergencial atribuído às atenções sociais com baixo impacto de resultados, cujo alcance no tempo é restrito ao imediato.
dc.description.abstractO campo da assistência social se constitui em um bom observatório para o exame do perfil dos agentes institucionais e sua transformação, através de processo de formação sob os princípios da democracia e da cidadania. A análise da experiência desenvolvida destaca as seguintes conclusões:
dc.description.abstractO domínio de ferramentas para operar a processualidade do paradigma de direitos é um elemento básico para compor um programa de profissionalização do gestor da política social na América Latina. O preparo de gestores de políticas de Estado e não só de ações de curta duração, deve ser incentivado, no processo de formação, de modo a reduzir o predomínio de subjetividades e ampliar a presença do interesse público no processo de gestão da política social. A formação de gestores de políticas sociais deve incluir a aplicação de novas metodologias de análise territorial baseadas nas ciências humanas e sociais e nas geociências. É preciso investir em novos conhecimentos na formação de gestores para alcançar resultados mais perenes nas políticas sociais o que exige uma aliança dos processos de formação com a cultura política de avaliação, produção de índices e indicadores de resultados. Ser capaz de realizar pactos e contratos de gestão entre Estado e sociedade civil pautados na democracia e nos direitos de cidadania exige nova capacitação dos agentes institucionais.
dc.description.abstractOs processos de mudança com grande envolvimento de agentes devem adotar simbolismos processuais até mesmo, com a introdução de algumas formas lúdicas. A relação semântica, entre o conteúdo com a expressão da palavra, é fundamental ser enfatizada em processos de mudança institucional de corte democrático. Não basta mudar palavras, é preciso desenvolver a amarração de novos significados e deixar antever o lugar de chegada da mudança.
dc.format.extent15 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo. Núcleo de Seguridade e Assistencia Social
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 10-2005
dc.subjectFUNCION PUBLICA
dc.subjectCARRERA ADMINISTRATIVA
dc.subjectCAPACITACION GERENCIAL
dc.subjectADMINISTRACION SOCIAL
dc.subjectGERENTES PUBLICOS
dc.subjectPERFIL GERENCIAL
dc.subjectPROTECCION DE DERECHOS
dc.subjectESTUDIO DE CASOS
dc.subjectPROGRAMAS DE CAPACITACION
dc.titleA profissionalização do agente institucional gestor de política social como política de direitos de cidadania: o caso da gestão da assistência social na cidade de São Paulo
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 10
clad.keyMFN37011--37011
clad.key1KEY37011
clad.regionBRASIL
clad.md5ead671f73f168539f6453801a162db69


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int