Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBelchior, Miriam Aparecida
dc.date.accessioned2018-09-02T05:30:11Z
dc.date.available2018-09-02T05:30:11Z
dc.date.issued2004-11
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/3089
dc.description.abstractA contemporaneidade coloca grandes dificuldades ao alcance de uma presidência bem sucedida, dada a crescente complexidade de questões que precisam ser enfrentadas. Para alguns, o trabalho do presidente tornou-se quase impossível de ser realizado.
dc.description.abstractO objetivo desse artigo é apresentar sucintamente algumas das questões-chave para o desempenho presidencial e como elas tem sido enfrentadas durante os dezoito primeiros meses de mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
dc.description.abstractO desempenho presidencial é condicionado por diversos fatores, entre eles destacam-se: o capital político disponível em cada momento e o estilo pessoal que ele adota para enfrentar o conjunto de questões que se apresentam ao seu governo.
dc.description.abstractAo instituir um mecanismo de preparação da tomada de decisão, adotando um estilo estratégico de atuação e aperfeiçoando o aproveitamento das oportunidades que se colocam ao seu governo, o presidente estará conformando um sistema de alta direção capaz de dar suporte adequado à sua ação.
dc.description.abstractA estruturação de um sistema de alta direção exige, pelo menos, a articulação de seis aspectos: coordenação de governo, agenda política estratégica, assessoramento técnico-político, constituição da agenda de trabalho presidencial, sistema de monitoramento de metas e adoção de sistemas de apoio.
dc.description.abstractAo chegar ao governo em janeiro de 2003, o governo do Presidente Lula se surpreendeu com o restrito aparato existente para o desempenho presidencial.
dc.description.abstractO primeiro ano de governo, a despeito de suas especificidades, foi um período pleno de iniciativas de estruturação de sistemas de apoio à ação presidencial, onde se obteve avanços, maiores ou menores, em cada um deles.
dc.description.abstractÉ certo que há ainda muito a fazer, em especial no que se refere ao assessoramento técnico-político e ao monitoramento das ações prioritárias. No entanto, é necessário ressaltar os saltos qualitativos obtidos a partir da atuação da coordenação de governo, os resultados da agenda estratégica e o gerenciamento da agenda de trabalho do Presidente Lula.
dc.format.extent10 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherPresidencia da República. Casa Civil. Sub-Chefia de Articulaçao e Monitoramento
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 9-2004
dc.subjectMODERNIZACION DEL ALTO GOBIERNO
dc.subjectTOMA DE DECISIONES
dc.subjectGABINETE
dc.subjectOFICINA PRESIDENCIAL
dc.subjectINFORMACION GUBERNAMENTAL
dc.titleO desafio da estruturação do Gabinete do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 9
clad.keyMFN35429--35429
clad.key1KEY35429
clad.regionBRASIL
clad.md5698285bf2912872a93f4f0ec3515805f


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int