Show simple item record

dc.contributor.authorPacheco, Regina Silvia Monteiro
dc.date.accessioned2018-09-02T05:29:07Z
dc.date.available2018-09-02T05:29:07Z
dc.date.issued2004-11
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/2997
dc.description.abstractO termo "contratualização de resultados" é bastante amplo, e pode designar desde formas de gerenciamento de contratos de terceirização e parcerias público-privado, até novas formas de relacionamento entre entidades públicas - de um lado, o ministério ou secretaria formulador(a) da política pública, de outro, a agência ou entidade prestadora de serviços. O texto enfoca esta última acepção, isto é, a contratualização de resultados como forma de compromisso assumido previamente, entre duas entidades públicas, relacionando metas, indicadores e recursos.
dc.description.abstractA contratualização de resultados vem sendo apontada como uma das principais estratégias da Nova Gestão Pública, dentre as que mais promoveram mudanças substantivas na qualidade dos serviços públicos (Jann & Reichard, 2002; Trosa, 2001). Sua utilização, no entanto, tem inspirações diversas: em alguns casos, o contrato de desempenho vem sendo encarado como uma nova forma de controle, tendo por inspiração as teorias principal-agente; em outros casos, a contratualização vem sendo vista como uma forma de aprendizagem, onde tanto o supervisor como o contratado executam seus papéis visando a melhoria dos resultados a serem produzidos.
dc.description.abstractO texto apresenta uma breve resenha da literatura sobre o tema, discutindo as duas principais inspirações teóricas - a teoria principal-agente, e a visão da aprendizagem organizacional, e ainda o debate em torno "do que contratar" (outputs x outcomes). Em seguida, discute a aplicação da contratualização de resultados no Brasil, a partir das propostas da reforma gerencial formuladas em 1995. São sistematizados os argumentos e resistências mais freqüentes. Por último, são discutidos casos concretos, envolvendo organizações sociais no âmbito federal e estadual, e ainda uma experiência municipal (Santo André - "500 Compromissos" e "Cartas de Serviços"). A conclusão busca apontar avanços e limites da experiência brasileira em curso.
dc.format.extent12 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherFundaçao Getulio Vargas. Escola de Administraçao de Empresas de Sao Paulo
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 9-2004
dc.subjectCONTRATOS DE GESTION
dc.subjectGESTION POR RESULTADOS
dc.subjectSERVICIOS PUBLICOS
dc.subjectRESPONSABILIDAD
dc.subjectMEJORAMIENTO DEL RENDIMIENTO
dc.subjectMODERNIZACION DE LA GESTION PUBLICA
dc.subjectCARTA COMPROMISO
dc.titleContratualização de resultados no setor público: a experiência brasileira e o debate internacional
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 9
clad.keyMFN35337--35337
clad.key1KEY35337
clad.regionBRASIL
clad.md5b03a3d65d07d4e6ea96b649d96e38b62


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int