Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorHashimoto, Maria Rosa Abreu
dc.date.accessioned2018-09-02T05:28:47Z
dc.date.available2018-09-02T05:28:47Z
dc.date.issued2004-11
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/2968
dc.description.abstractVisando a desenvolver um sistema que atestasse as competências requeridas para o exercício profissional, em 2000, a Fundação Luís Eduardo Magalhães, iniciou os estudos e desenvolveu um sistema de certificação ocupacional, implantado no ano seguinte para certificação da função temporária de Dirigente Escolar - Diretores e Vice-Diretores das escolas da rede pública estadual de ensino, cujos ocupantes eram tradicionalmente indicados politicamente.
dc.description.abstractA necessidade de um ensino público inclusivo e de qualidade propiciou um profundo movimento de reestruturação do sistema estadual de ensino do estado da Bahia - Brasil, exigindo servidores melhor qualificados e dotados dos conhecimentos, habilidades e atitudes básicas, indispensáveis ao exercício da atividade profissional. Hoje já estão sendo certificados, além dos dirigentes escolares, professores alfabetizadores e professores de disciplinas.
dc.description.abstractEm seguida, visando a contemplar as carreiras efetivas, novo marco legal amplamente negociado com os sindicatos das categorias instituiu o processo de certificação para todos os cargos integrantes da carreira de Magistério Público, com avanços para novas classes salariais mediante certificação e recertificação ocupacional a cada 03 anos. A prioridade foi para os Professores Alfabetizadores, de forma a corrigir as distorções do ensino pela raiz, a partir da alfabetização. Em setembro deste ano, iniciam-se os exames para Professores de 14 disciplinas do ensino fundamental e médio, envolvendo um contingente de cerca de 33 mil professores.
dc.description.abstractNo âmbito desse novo marco legal, institui-se o modelo de Gestão de Carreiras por competências, na administração pública do estado da Bahia - Brasil, condicionando-se a promoção para classes superiores à certificação ocupacional, o que será iniciado pela atividade de membros de comissões de licitação, cujo primeiro exame será em novembro próximo. Encontram-se sendo analisados outros 09 cargos, cuja certificação ocorrerá a partir de 2005.
dc.description.abstractDesde que iniciou suas atividades, a Agência de Certificação Ocupacional da Fundação Luís Eduardo Magalhães, já aplicou 38.327 testes, envolvendo 13.730 servidores públicos e conta com 4.130 certificados, somente na área educacional.
dc.format.extent5 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherFundaçao Luís Eduardo Magalhaes
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 9-2004
dc.subjectADMINISTRACION DE PERSONAL
dc.subjectPERSONAL PUBLICO
dc.subjectCOMPETENCIA
dc.subjectCAPACITACION DE PERSONAL PUBLICO
dc.subjectINSTITUCION DE CAPACITACION
dc.subjectESTUDIO DE CASOS
dc.titleAvaliação de competências mediante certificação ocupacional
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 9
clad.keyMFN35308--35308
clad.key1KEY35308
clad.regionBRASIL
clad.md5208b998b97fafe0889badb4602c0dda4


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int