Show simple item record

dc.contributor.authorCosta, Greiner Marinho
dc.date.accessioned2018-09-02T05:28:34Z
dc.date.available2018-09-02T05:28:34Z
dc.date.issued2004-11
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/2947
dc.description.abstractEsta proposta resume a experiência com de ciências de governo na Universidade de Campinas (UNICAMP) de São Paulo ao detalhar idéias para a criação de uma escola de governo na Prefeitura Municipal de Campinas. Esta inovação se justifica como uma imposição ditada pela construção do "estado necessário" - um estado que possa alavancar o atendimento das demandas da maioria da população. Ela se inicia com uma retrospectiva - desde a constituição do estado que herdamos do período autoritário até o seu desmantelamento pelo neoliberalismo - necessária para avaliar o desafio cognitivo envolvido com a construção do "estado necessário". Em seguida, ao identificar a escassa contribuição das matrizes teóricas da ciência política e da administração pública, até a pouco as únicas disponíveis para a abordagem das questões relativas ao estado, e ao avaliar o potencial de fusões disciplinares relativamente recentes e ainda pouco difundidos nas nossas estruturas de governo -como a análise de política e o planejamento estratégico situacional- ela delineia o conjunto de conteúdos sobre o qual se funda a experiência.
dc.description.abstractSão apresentadas as linhas gerais de um arranjo formal para enfrentar os desafios cognitivos colocados pela construção do "estado necessário": um espaço institucional orientado a duas funções básicas. Por um lado, a de capacitação de quadros tecno-políticos de direção. Tendo por objetivo a melhoria das políticas e do processo de governo, assim como a difusão, por seu intermédio, de novos conhecimentos e práticas às equipes que coordenam. Por outro, a assessoria direta em pontos determinados do aparelho de governo, mediante um trabalho conjunto com as equipes envolvidas, apoiando assim a implementação do modelo de gestão em processo de definição pela equipe dirigente da prefeitura.
dc.description.abstractUma escola de governo municipal deve atuar simultaneamente capacitando quadros tecno-políticos, intervindo diretamente no contexto institucional de governo que justifica sua existência e produzindo, através da execução destas duas funções, o conhecimento necessário ao constante aprimoramento do estado.
dc.format.extent15 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 9-2004
dc.subjectFORMACION DE ADMINISTRADORES
dc.subjectINSTITUCION DE ENSEÑANZA
dc.subjectCIENCIAS POLITICAS
dc.subjectESTUDIO DE CASOS
dc.titleO projeto para o desenvolvimento de ciências de governo na Universidade de Campinas de São Paulo
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 9
clad.keyMFN35287--35287
clad.key1KEY35287
clad.regionBRASIL
clad.md5c0979c776fac3ab83fcd835594ec993e


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int