Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCruciol, Cristiane Vercesi
dc.date.accessioned2018-09-02T05:26:33Z
dc.date.available2018-09-02T05:26:33Z
dc.date.issued2003-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/2769
dc.description.abstractEste trabalho tem como propósito apresentar um caso de diagnóstico organizacional desenvolvido em uma universidade estadual do sul do Brasil. Ao final do ano de 1995, a então atual administração da universidade em questão criou através de sua assessoria de planejamento e controle o plano de desenvolvimento institucional - PDI, que entre outras atividades constava de um amplo diagnóstico em todos os setores e níveis.
dc.description.abstractPara tanto, foi estruturado o comitê do projeto e este deu início a estruturação do grupo de trabalho que deveria ser composto de um representante indicado por consenso de cada uma das unidades, para consecução do diagnóstico organizacional. No início de 1996, foi disponibilizado uma sala ampla com computadores e uma estrutura administrativa para dar suporte ao grupo de trabalho, composto por 19 servidores - dentre eles docentes e técnicos administrativos. Os trabalhos começaram e o instrumento de coleta de dados - o roteiro de entrevista - elaborado. Foram feitas 281 entrevistas em nove centros de estudos; nove unidades da reitoria e quatorze órgãos suplementares, com todas as chefias. No item modelo organizacional, foram analisados: missão e objetivos institucionais, estrutura organizacional, atividades desenvolvidas: competências. No item modelo de gestão: grau de autonomia no processo decisório, grau de autonomia na gestão orçamentária e grau de conhecimento do planejamento institucional.
dc.description.abstractAo final o item problemas e necessidades de melhorias com os seguintes sub-itens: diretrizes, estrutura e resultados; normatização e processos; sistema de informação; espaço físico e manutenção; política e recursos: humanos, materiais, máquinas e equipamentos, orçamentário e financeiro, foi destinados a apontar os resultados referentes a cada uma das categorias analisadas de forma sucinta. Todo o trabalho teve a duração de seis meses e resultou em um relatório de mais de 700 páginas, com tabelas, gráficos, organogramas formais e informais, tornando-se um guia incontestável o qual nos possibilitou obter um vasto conhecimento da referida universidade e onde estavam contidas as necessidades mais emergentes da mesma. Acreditamos que a forma e a experiência obtidas nesta prática, poderão contribuir de sobremaneira com outras instituições públicas de ensino superior que buscar analisar suas práticas cotidianas.
dc.format.extent19 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrina
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 8-2003
dc.subjectDIAGNOSTICO
dc.subjectDESARROLLO ORGANIZACIONAL
dc.subjectUNIVERSIDADES
dc.subjectSECTOR PUBLICO
dc.subjectESTUDIO DE CASOS
dc.subjectEVALUACION DE PROYECTOS
dc.subjectPROYECTOS
dc.subjectEDUCACION
dc.titleA prática do diagnóstico institucional em uma universidade pública do sul do Brasil
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 8 -Documento Libre
clad.keyMFN33953--33953
clad.key1KEY33953
clad.regionBRASIL
clad.md5ebaa165c3389c6131c99908cafbecb71


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int