Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMotta, Paulo Roberto de Mendonça
dc.contributor.authorBandeira de Przelomski, Mariana Lima
dc.date.accessioned2018-09-02T05:25:38Z
dc.date.available2018-09-02T05:25:38Z
dc.date.issued2005
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/2686
dc.description.abstractIdéias de inovar a administração pública têm recebido especial atenção diante de um novo contexto de desenvolvimento social. Muitas dessas idéias, no entanto, estão assentadas em modelos cujas premissas estão mais de acordo com características de organizações privadas. Por essa razão, algumas propostas de mudanças e de reforma acabam por evidenciar ainda mais algumas limitações atuais do setor público.
dc.description.abstractA responsabilização da gestão pública transita por múltiplos atores, ainda que de forma não direta. Assim, entende-se que a reflexão sobre a ética em suas diferentes manifestações tem fundamental importância nesse debate.
dc.description.abstractO objetivo deste ensaio é trazer à tona as possibilidades de responsabilização da gestão pública associando-as à questão ética. A proposta centra-se em entender que éticas estão orientando essa responsabilização e que efeitos podem ser identificados na gestão pública.
dc.description.abstractAs grandes transformações serão originárias de novas imposições valorativas, reconhecidas como necessárias no mundo contemporâneo. Mas até que ponto há a possibilidade de consenso em torno do tema, especialmente no setor público em que a dimensão política é acentuada?
dc.description.abstractAssume-se a premissa de que a ordem social é resultado não só da ação individual, mas da interpretação conjunta e compartilhada dessa ação. Nesse sentido, há um relativismo inevitável na abordagem da ética que se sustenta nas diferentes histórias, interpretações da história e, ainda, na forma como os atores compartilham os significados que atribuem à história. Assim, entende-se que há uma diversidade ética que atravessa esses atores.
dc.description.abstractO processo histórico compartilhado e as instituições, que vão se formando e se disseminando de acordo com o compartilhamento de universos simbólicos distintos, permitem que alguns ajustes sejam feitos à ética assumida como global. Nesse sentido, observam-se que as forças políticas -formais ou informais- tornam-se veículos para institucionalização de valores, podendo reforçar essa diversidade.
dc.format.extent292 p.
dc.languageEspañol
dc.languagePortugués
dc.publisherCLAD; Agencia Española de Cooperación Internacional; Ministerio de Administraciones Públicas; Fundación Internacional y para Iberoamérica de Administración y Políticas Públicas
dc.relation.ispartofResponsabilización y evaluación de la gestión pública; CLAD; Agencia Española de Cooperación Internacional; Ministerio de Administraciones Públicas; Fundación Internacional y para Iberoamérica de Administración y Políticas Públicas; 2005; pp. 273-292
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 8-2003
dc.subjectRESPONSABILIDAD
dc.subjectETICA
dc.subjectDOCUMENTO TEORICO O METODOLOGICO
dc.titleResponsabilidad pública: los reflejos de la diversidad ética en la gestión pública
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 8
clad.keyMFN33865--33865
clad.key1KEY33865
clad.notesVersión traducida de la ponencia en portugués. Ver el texto original en CLAD 00476.08 (en el folder), con el título "Responsabilidade pública: os reflexos da diversidade ética na gestão pública", 13 p.
clad.md5f9033058fac65e21ab6357b452186e3d


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int