Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCosta, Regiamar Filomena Silva
dc.contributor.authorCosta, André Lucirton
dc.date.accessioned2018-09-02T05:25:25Z
dc.date.available2018-09-02T05:25:25Z
dc.date.issued2003-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/2665
dc.description.abstractO Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) é um dos projetos sociais do Governo Federal Brasileiro, concebido em 1996 pela Secretaria de Estado de Assistência Social vinculado então ao Ministério da Previdência e Assistência Social. Consiste em oferecer: 1) renda às famílias (Bolsa Criança Cidadã) que tenham crianças e adolescentes envolvidos com o trabalho infantil e em situação de risco social; 2) apoio social e orientação a programas de geração de emprego e renda a estas famílias e 3) atividades educacionais, culturais e esportivas complementares ao ensino regular, ampliando em três horas sua permanência nas dependências da escola ou de outro prédio público (denominada Jornada Ampliada). Estes objetivos são atingidos por uma rede de parcerias envolvendo diversos setores dos governos estaduais e municipais e da sociedade civil. Este projeto foi desenvolvido em inúmeras cidades brasileiras, dirigidas por diferentes partidos políticos e tem resistido às mudanças de governo.
dc.description.abstractEste trabalho propõe estudar a operacionalização do Programa Jornada Ampliada do PETI na cidade de Ribeirão Preto no Estado de São Paulo. Procurar-se-á estudar a rede de relações existentes entre os diversos órgãos de governo para implantação e execução do programa coordenado pelo Ministério da Promoção e Assistência Social, a Secretaria da Cidadania do Município e a Secretaria de Educação de Ribeirão Preto. Com o objetivo de possibilitar aos meninos e meninas uma vivência em atividades extra-escolares, em horário oposto da escola, disponibilizando orientação de estudos nas áreas de língua portuguesa e matemática, oferecendo atividades culturais e esportivas e com orçamento limitado, foi necessário criar uma rede de serviços envolvendo entidades assistenciais, fundações públicas e privadas, associações de bairros, escolas públicas, empresas, outros órgãos e secretarias municipais.
dc.description.abstractO trabalho buscará verificar, no caso mencionado, se a gestão de uma rede de atendimento e de prestação de serviços envolvendo a comunidade e sendo coordenada por uma estrutura matricial típica de projetos, pode melhorar a utilização dos equipamentos sociais disponíveis, envolver parcelas da comunidade na temática (erradicação do trabalho infantil) e apresentar resultados previstos no escopo original do projeto. Estudará, através de um caso, a formação e manutenção de uma rede de prestação de serviços sociais, sua oportunidade, eficácia e eficiência.
dc.format.extent16 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherPrefeitura Municipal de Ribeirao Preto. Jornada Ampliada do PETI
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 8-2003
dc.subjectSERVICIOS SOCIALES
dc.subjectESTUDIO DE CASOS
dc.subjectTRABAJO DE MENORES
dc.subjectPROGRAMAS SOCIALES
dc.titleRede de prestaçao de serviços sociais : o caso da jornada ampliada do Programa de Erradicaçao do Trabalho Infantil no município de Ribeirao Preto
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 8
clad.keyMFN33844--33844
clad.key1KEY33844
clad.regionBRASIL
clad.md5c9b5fb3ef20321d3fa1e49b4a342ee0b


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int