Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCosta, Frederico Jose Lustosa da
dc.contributor.authorCastanhar, Jose Cezar
dc.date.accessioned2018-09-02T05:22:55Z
dc.date.available2018-09-02T05:22:55Z
dc.date.issued2002-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/2420
dc.description.abstractO presente trabalho chama a atenção para a necessidade de avaliar programas públicos diante do aprofundamento da crise fiscal, da escassez de recursos do setor público e da imprescindível intervenção governamental para atender a população mais necessitada. Nesse contexto argumenta-se que a avaliação sistemática, contínua e eficaz surge como ferramenta gerencial poderosa, fornecendo aos formuladores de políticas públicas e aos gestores de programas condições para aumentar a eficiência e efetividade dos recursos aplicados em programas sociais.
dc.description.abstractO texto tece considerações acerca do "emaranhado conceitual" que ainda prevalece nesse campo, demonstrado pela multiplicidade de conceitos aplicáveis, por diferentes tipos de avaliação e pela variedade de critérios apontados pelos estudiosos da matéria. A aplicação dos critérios requer, por sua vez, formas específicas de operacionalização, que são conhecidas como indicadores sociais, cuja definição também não é um ponto pacífico, sendo apresentadas três classificações.
dc.description.abstractA avaliação é um conjunto de técnicas que adota conceitos diferenciados para se referir muitas vezes aos mesmos procedimentos. Os autores observam, portanto, que enquanto não se avançar na teorização da prática e buscar os consensos necessários à construção de paradigmas conceituais, cada esforço de avaliação vai requerer o estabelecimento prévio de uma estrutura de referência para a análise e o treinamento supervisionado do pessoal envolvido. Profissionais experimentados podem adotar esse procedimento na condução do trabalho de consultoria, mas nem todo o pessoal técnico pode assumir essa tarefa sem tornar a prática da avaliação ainda mais difícil.
dc.description.abstractDe qualquer maneira, concluem os autores, nem a dificuldade nem o risco mencionados acima devem se constituir num obstáculo insuperável para as tentativas de se aplicar de forma sistemática essa metodologia. Afinal, esse é um campo, como muitos outros na Administração, em que o aprendizado com as experiências práticas contribui para a superação das dificuldades conceituais e operacionais.
dc.format.extent21 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherFundaçao Getulio Vargas
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 7-2002
dc.subjectANALISIS DE IMPACTO
dc.subjectPROGRAMAS SOCIALES
dc.subjectINDICADORES SOCIALES
dc.subjectEVALUACION DE PROGRAMAS
dc.titleAvaliação de programas públicos : desafios conceituais e metodológicos
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 7
clad.keyMFN32540--32540
clad.key1KEY32540
clad.notesPublicado además en la Revista de Administraçao Pública, Vol. 37 No. 5 (Set.-Out. 2003), pp. 969-992. Una versión preliminar con el título "Avaliaçao de programas sociais: limites e possibilidades" fue presentada en el Encontro Anual da Associaçao Nacional de Pós-Graduaçao em Administraçao, 22 (1998 Set. 27-30: Foz do Iguaçu)
clad.regionBRASIL
clad.md513c45137e0e6b90f55d5262ed3115b33


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int