Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBarbosa, Luiz Gustavo Medeiros
dc.date.accessioned2018-09-02T05:22:51Z
dc.date.available2018-09-02T05:22:51Z
dc.date.issued2002-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/2413
dc.description.abstractQualquer forma de desenvolvimento econômico, para que possa atingir o objetivo proposto, requer um trabalho de planejamento consistente. O turismo, hoje, é apresentado como um setor capaz de promover a aceleração econômica e o incremento nas áreas social, cultural e ambiental. No entanto, a opção pelo desenvolvimento econômico através do turismo é mais complexa do que parece, pois, além de ser uma atividade multi-setorial, traz, junto ao seu desenvolvimento, impactos ambientais, sociais e econômicos. Necessitando, assim, de políticas públicas eficazes para que possa ser sustentável em longo prazo.
dc.description.abstractO tratamento econômico do turismo exige conhecer detalhadamente os impactos econômicos derivados desta atividade uma vez que os turistas gastam o seu dinheiro em uma ampla variedade de mercadorias e serviços como: acomodação, alimentos, bebidas, transporte, comunicação, entretenimento, mercadorias em geral. Estes gastos são drenados para toda a economia local via aumento de demanda, demanda esta que não existiria sem o turismo.
dc.description.abstractDo ponto de vista econômico, a atividade turística se torna importante não pelo fato da "viagem a trabalho ou lazer", mas, sim, pelas conseqüências não-intencionadas deste ato. Quando o turista viaja a lazer, ele não trabalha, o que afeta diretamente a oferta de mão-de-obra, pois possibilita a abertura de novas vagas no mercado. Para viajar a lazer, o turista tem de trabalhar e poupar. Isso significa que, numa sociedade onde existe a cultura do turismo, há permanentemente oferta de recursos derivados da poupança dos que estão esperando o momento de transformá-los em dispêndio de viagem, e uma intensa movimentação das atividades produtivas derivadas do turismo.
dc.description.abstractDesta forma, entender os impactos da atividade turística e a relação do turismo com outras atividades econômicas é fundamental para a busca de soluções. No entanto, nem sempre estes impactos são conhecidos em sua totalidade e por isso diversas políticas públicas elaboradas não conseguem maximizar os benefícios econômicos do turismo e minimizar os custos.
dc.description.abstractO presente estudo apresenta um modelo de análise dos impactos econômicos do turismo, aplicado no Município de Macaé-RJ (Brasil) percorrendo os principais indicadores econômicos. O modelo proposto e uma extensão do modelo elaborado por Stynes (1999) e amplamente aplicado em estudos internacionais para mensurar o impacto econômico do setor de turismo. Desta forma, este modelo poderá proporcionar aos gestores públicos uma visão econômica da atividade turística, possibilitando a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento desta atividade.
dc.format.extent26 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherFundaçao Getulio Vargas
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 7-2002
dc.subjectPOLITICA DE TURISMO
dc.subjectTURISMO
dc.titleOs impactos econômicos do turismo e sua implicação nas políticas públicas: o caso do município de Macaé-RJ, Brasil
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 7
clad.keyMFN32533--32533
clad.key1KEY32533
clad.regionBRASIL
clad.md51f23d1dacfe685a3a4d07d8ae8c23b8e


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int