Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSposati, Aldaíza
dc.date.accessioned2018-09-02T05:22:32Z
dc.date.available2018-09-02T05:22:32Z
dc.date.issued2002-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/2378
dc.description.abstractOs países latino americanos têm características diversas dos países europeus -a exceção do sul da Europa- no processo de regulação social entre Estado-sociedade-mercado das provisões públicas às necessidades sociais dos cidadãos.
dc.description.abstractTais características decorrem de condições histórico-políticas que demarcam: -o alcance da universalização de cidadania no país; -as pré-condições históricas para as políticas sociais, isto é, a transição de formas disciplinares e de benemerência -a exemplo o poor law- para a provisão pública na condição de direito universal e não atenção a necessitados; -o alcance do processo democrático dos governos e da representação social dos diversos segmentos sociais (sobretudo dos caracterizados como o dos "carentes"); y -o modo de regulação social das desigualdades e exclusões sociais.
dc.description.abstractA análise deste conjunto de condições traz uma forma particular de influência de regulação social neoliberal distinta de sua forma européia que tem sido reproduzida pelos analistas como se fosse universal. O impacto do neoliberalismo nos países de regulação social tardia, isto é, no último quartil do século XX vai ter a influência do processo de democratização e reconhecimento de direitos sociais, presentes em novos atos constitucionais.
dc.description.abstractPor decorrência é incorreto afirmar que o neoliberalismo provoca o desmanche social em países de regulação social tardia. Os gastos sociais crescem nesses países até mesmo pelas experiências de municipalização das políticas sociais. Isto nos leva a indagar sobre particularidade do impacto neoliberal em tais países.
dc.description.abstractEstá em curso uma nova geração de produção e gestão das políticas pós-keynesianismo e pós-neliberalismo demarcadas pela heterogeneidade territorial e eqüidade com novos temas de gestão social.
dc.format.extent15 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherPontifícia Universidad Católica de Sao Paulo. Núcleo de Seguridade e Assistencia Social
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 7-2002
dc.subjectPOLITICA DE BIENESTAR SOCIAL
dc.subjectPROCESO DE REGULACION
dc.subjectPROTECCION DE DERECHOS
dc.subjectCIUDADANIA
dc.titleRegulação social tardia : característica das políticas sociais latino-americanas na passagem entre o segundo e terceiro milênio
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 7
clad.keyMFN32498--32498
clad.key1KEY32498
clad.notesEste trabajo también fue presentado en el Fórum Social Mundial de Porto Alegre (Feb. 2002) y en el Seminario Perspectivas de la Política Social en América Latina, promovido por el BID. Instituto Interamericano para el Desarrollo Social, del 17 al 19 de abril del 2002, en Washington, Estados Unidos. Otra edición fue publicada en Socialis. Revista Latinoamericana de Política Social, Vol. 6, pp. 51-67 (2002).
clad.regionAMERICA LATINA
clad.md51ad3422a5f3e2cbbd8bbbecfd2e46707


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int