Show simple item record

dc.contributor.authorPeci, Alketa
dc.date.accessioned2018-09-02T05:22:12Z
dc.date.available2018-09-02T05:22:12Z
dc.date.issued2002-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/2340
dc.description.abstractEste trabalho insere-se no quadro da pesquisa "Políticas regulatórias na área de transportes: experiência internacional", coordenada pelo prof. Bianor Scelza Cavalcanti e financiada pela INPAE (The Inter-American Network for Public Administration Education) da NASPAA. A autora integrou a equipe de pesquisadores que participou da pesquisa. O trabalho analisa o caso de modelo regulatório brasileiro e americano, abordando as principais características que estes modelos apresentam em termos de estratégias de reforma, assim como em termos de estruturas institucionais e organizacionais.
dc.description.abstractNa primeira parte do trabalho, destaca-se a importância de uma análise política da regulação. Apresentam-se os principais conceitos relativos à regulação e justifica-se a importância de análise histórica da criação e fortalecimento das agências reguladoras. A seguir, apresenta-se a política regulatória de transportes no Brasil. Argumenta-se que a regulação, enquanto capacidade de intervenção do Estado na economia sempre existiu nas estruturas estatais centralizadas de produção, gestão e controle. Analisam-se os motivos que impulsionaram a regulação no Brasil, a criação e as características das agências reguladoras. A terceira parte do trabalho enfoca a política regulatória de transportes nos EUA.
dc.description.abstractDescreve-se o processo e os motivos de criação das agências reguladoras e argumenta-se que o foco das políticas governamentais sempre concentrou-se na regulação. Analisam-se os objetivos e os processos de reforma, assim como as estruturas regulatórias institucionais e organizacionais em vigor. Por fim, apresentam-se as principais conclusões do trabalho e algumas recomendações em termos de políticas regulatórias na área de transportes no Brasil.
dc.format.extent20 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherFundaçao Getulio Vargas. Escola Brasileira de Administraçao Pública e de Empresas. Centro de Pós-Graduaçao Latu-Sensu
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 7-2002
dc.subjectPRIVATIZACION
dc.subjectCONCESION
dc.subjectSERVICIOS PUBLICOS
dc.subjectPROCESO DE REGULACION
dc.subjectPOLITICA DE TRANSPORTE
dc.subjectTRANSPORTE
dc.titleModelos regulatórios na área de transportes : a experiência americana
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 7
clad.keyMFN32437--32437
clad.key1KEY32437
clad.regionBRASIL
clad.md59ce9d3a63db2537943464c102672d367


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int