Show simple item record

dc.contributor.authorPuttomatti, Giulia da Cunha Fernandes
dc.date.accessioned2018-09-02T05:21:52Z
dc.date.available2018-09-02T05:21:52Z
dc.date.issued2002-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/2304
dc.description.abstractA gestão pública no Brasil está consolidando um processo de transformação a partir de uma nova percepção da função do Estado.
dc.description.abstractNo dia 4 de maio a Lei de Responsabilidade Fiscal completou dois anos de existência. Já na época da sanção compreendíamos porque a LRF se tornaria um poderoso instrumento de mudança cultural e institucional no trato com o dinheiro público.
dc.description.abstractA melhoria da gestão fiscal, por meio de regras claras, os limites aos gastos com pessoal e ao endividamento, a transparência na prestação de contas e as sanções pelo não cumprimento às normas, fazem da LRF um eficiente instrumento para os governantes garantirem a boa gestão das contas públicas.
dc.description.abstractPor isso, a LRF passou a ser um instrumento de afirmação da cidadania. E a sociedade compreendeu muito bem isso, pois está cada vez mais exigente. Exige a ética, a eficiência e a transparência nas ações dos governantes.
dc.description.abstractEntretanto, somente após o País ter enfrentado uma série de choques em sua economia e obter sucesso na política de austeridade e firmeza fiscal, construindo também sobre avanços institucionais nesta área, esse quadro mudou e criou-se o ambiente para a LRF ser aprovada.
dc.description.abstractÉ importante ressaltar que, ao contrário do que afirmam alguns poucos críticos da Lei, a manutenção das finanças públicas equilibradas é a garantia da prestação continuada dos serviços públicos. É o caminho para o crescimento econômico, para os investimentos produtivos, para a geração de emprego e renda.
dc.description.abstractNão há contradição entre responsabilidade fiscal e responsabilidade social. Uma permite que os serviços sejam prestados de forma sustentável, evitando a paralisia do estado que se viu tantas vezes na época da inflação alta. A outra é o resultado da capacidade de escolha que a estabilidade econômica traz, e acaba premiando o governante que mantém as contas em ordem.
dc.description.abstractA LRF tem também levado o país se conhecer melhor. Ela permite que se levantem dados sobre as contas de cada estado, de cada município, e dos três Poderes.
dc.description.abstractA LRF também é importante por permitir aos governantes antever novos desafios. Ela também dá o instrumento para o governante agir quando um risco fiscal se desenha à frente. Enfim: a Lei obriga o governo a tomar medidas. Este é um dos aspectos mais práticos sacramentados pela LRF.
dc.description.abstractOutro aspecto, é o envolvimento de todos os níveis do governo. Nesse sentido, o Ministério do Planejamento tem conduzido um Programa Nacional de Treinamento de Municípios sobre Lei de Responsabilidade Fiscal em todo o país, dando cumprimento ao artigo 64 da mesma LRF, exatamente com este objetivo.
dc.description.abstractO Programa teve início em novembro de 2001, no Estado da Bahia, seguindo pelos Estados do Ceará, Amapá, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Amazonas, Roraima e Pernambuco. Até o final do ano, dos 27 estados do Brasil, incluindo o DF, deverão ser treinados 22, isso significa que quase 78% dos municípios do País já foram treinados para cumprir a LRF.
dc.description.abstractO engajamento dos Tribunais de Contas nessa tarefa de esclarecimento sobre a aplicação da Lei - que antecede o trabalho de fiscalização-não tem precedentes na história da administração pública brasileira e reforça a percepção de que a sociedade, através de seus vários segmentos, deseja ver a lei sendo obedecida.
dc.format.extent25 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherMinistério do Planejamento, Orçamento e Gestao
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 7-2002
dc.subjectADMINISTRACION FISCAL
dc.subjectCONTROL FISCAL
dc.subjectRESPONSABILIDAD FISCAL
dc.subjectCORRUPCION ADMINISTRATIVA
dc.subjectETICA
dc.subjectPROGRAMAS NACIONALES
dc.subjectMARCO JURIDICO
dc.titleOs dois anos de implementação da Lei de Responsabilidade Fiscal no Brasil : avanços e desafios
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 7
clad.keyMFN32401--32401
clad.key1KEY32401
clad.regionBRASIL
clad.md59428d1546731f89d4fd2e6024e2efe34


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int