Show simple item record

dc.contributor.authorJóia, Luiz Antonio
dc.date.accessioned2018-09-02T05:21:23Z
dc.date.available2018-09-02T05:21:23Z
dc.date.issued2002-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/2252
dc.description.abstractAté o momento atual, ainda é difícil uma conceituação precisa e um entendimento sistêmico do significado, limitações e oportunidades associados à expressão "Governo Eletrônico". Tal, entretanto, não significa que importantes passos não tenham sido dados de modo a alcançar-se o que se pretende chamar de um governo digital, isto é, aquele lastreado no uso efetivo, eficaz e eficiente da informação. Presentemente, vários governos têm reconhecido amplamente o potencial das novas tecnologias da informação e da comunicação, como propiciadoras de um repensar fundamental nas suas práxis administrativas, não apenas de natureza interna, mas, também, aquelas associadas ao relacionamento do governo com outras organizações, grupos sociais, e/ou os próprios cidadãos.
dc.description.abstractAssim, vem se tornando comum, vislumbrar-se quatro perspectivas subjacentes ao que se pode chamar de governo eletrônico: a perspectiva relacionada à aquisição de produtos e serviços pelo governo, junto a empresas privadas - convencionalmente chamada de e-procurement -; a perspectiva relacionada ao serviço que o governo presta ao contribuinte/cidadão; a perspectiva relacionada à gestão do conhecimento dentro do próprio governo e, finalmente, a perspectiva de colaboração e cooperação entre distintos órgãos governamentais. Relacionado a essa última perspectiva, o redesenho e a integração de processos produtivos internos de órgãos do governo, torna-se imperativo.
dc.description.abstractAssim, a área de G2G (Government to Government) se consubstancia como aquela, dentro da atual taxonomia adotada para o Governo Eletrônico, que permitiria que essa última perspectiva pudesse ser implantada. Estranhamente, essa é, no entanto, a área de estudos em Governo Eletrônico menos desenvolvida, no que tange a pesquisas, estudos, e mesmo, showcases. A partir da contextualização apresentada, esse trabalho visa analisar os fatores críticos de sucesso para implantação de projetos G2G (Government to Government), as barreiras detectadas, as suas causas e as possíveis soluções a serem adotadas para superá-las.
dc.description.abstractPara tal, metodologia de pesquisa de estudo de caso simples descritivo é adotada, associada ao caso real de ligação digital do Banco Central do Brasil com o Tribunais de Justiça brasileiros, mostrando-se os ganhos de tempo e custo obtidos, e os fatores de ordem tecnológica, organizacional e cultural relevantes, que tiveram que ser trabalhados. Ao final, são apresentadas conclusões e recomendações para pesquisas futuras nessa área de estudo.
dc.format.extent25 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherFundaçao Getulio Vargas. Escola Brasileira de Administraçao Pública e de Empresas
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 7-2002
dc.subjectADMINISTRACION ELECTRONICA
dc.subjectTECNOLOGIA DE LA INFORMACION
dc.subjectNUEVA TECNOLOGIA
dc.subjectINTERNET
dc.subjectRELACIONES INTERINSTITUCIONALES
dc.subjectCOMUNICACION ENTRE ORGANIZACIONES
dc.subjectRELACIONES INTERGUBERNAMENTALES
dc.subjectRELACIONES CON LOS ADMINISTRADOS
dc.subjectORGANIZACION PUBLICA
dc.subjectSECTOR PUBLICO
dc.subjectESTUDIO DE CASOS
dc.titleUm modelo heurístico para implantação de empreendimentos Government-to-Government no Brasil
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 7
clad.keyMFN32349--32349
clad.key1KEY32349
clad.notesOtra versión fue publicada en la Revista Organizaçoes & Sociedade No. 29 (Jan.-Abr. 2004), pp. 29-47, bajo el título "Fatores Críticos de Sucesso na Construçao de Processos Government-To-Government"
clad.regionBRASIL
clad.md579637c6484f60bcebf8e7e25a86b172b


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int