Show simple item record

dc.contributor.authorLage, Ana Benvinda Teixeira
dc.date.accessioned2018-09-02T05:20:50Z
dc.date.available2018-09-02T05:20:50Z
dc.date.issued2002-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/2194
dc.description.abstractO texto tem como questão motivadora de fundo a discussão dos novos padrões de relações entre o Estado e a sociedade instaurados a partir das possibilidades abertas pelas tecnologias de informação e os modelos gerenciais utilizados pelos governos no período recente. O objetivo é situar o processo de reordenamento das estruturas de gestão e dos serviços prestados pelo Estado no contexto mais geral das transformações do Estado e da dinamização da sociedade civil nos regimes democráticos.
dc.description.abstractO eixo de referência e desenvolvimento do trabalho é a explicitação dos marcos político-institucionais mais significativos das relações entre o Estado e a sociedade a partir da gênese do Welfare State, indicando como essas referências políticas mais abrangentes se expressaram no plano administrativo e nos tipos de compromissos assumidos pelo Estado no período anterior ao debate sobre as reformas.
dc.description.abstractO encaminhamento do texto se orienta por uma lógica que objetiva situar os padrões administrativos e organizacionais assumidos pelo Estado nas décadas recentes no contexto das transformações do Estado e dos papéis que a sociedade vem requisitando para ele. O trabalho está estruturado em cinco partes. Na primeira parte o tema das relações entre Estado e Sociedade é introduzido e problematizado através da explicitação dos requisitos políticos e administrativos do processo de modernização econômica e tecnológica.
dc.description.abstractNa segunda parte o texto aborda brevemente o processo de ampliação das funções sociais do Estado e a gênese do Welfare State, com ênfase na forma administrativa centralizada assumida por ele e em que medida esse formato contribuiu para a sua crise posterior.
dc.description.abstractEssa discussão se desdobra na parte seguinte abordando os referenciais teóricos básicos e os modelos gerenciais e administrativos que nortearam o tema da reforma do Estado na Europa e América Latina a partir dos anos 80, apontando para as soluções assumidas pelo debate.
dc.description.abstractO quarto tópico discute as conexões possíveis entre a democracia e a utilização das novas tecnologias da informação e os possíveis impactos nas relações entre o Estado e a sociedade. Nesse tópico também são descritas algumas experiências de e-government e o perfil político-administrativo apresentadas por elas, com especial ênfase nos possíveis impactos sobre a accountability.
dc.description.abstractFinalmente, nas conclusões discute-se os limites e possibilidades abertas pelas atuais conexões entre política e novas tecnologias, ressaltando os seus impactos sobre as democracias na América Latina.
dc.format.extent27 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherGoverno do Estado da Bahia. Secretaria de Administraçao
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 7-2002
dc.subjectRELACIONES ESTADO Y SOCIEDAD
dc.subjectNUEVA TECNOLOGIA
dc.subjectTECNOLOGIA DE LA INFORMACION
dc.subjectADMINISTRACION SOCIAL
dc.subjectREFORMA DEL ESTADO
dc.subjectDEMOCRACIA
dc.titleEstado, sociedade e democracia em contextos de mudanças tecnológicas : uma perspectiva política das novas relações entre Estado e sociedade
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 7
clad.keyMFN32279--32279
clad.key1KEY32279
clad.regionAMERICA LATINA
clad.md566c14f8d847660296fa4d708399919bf


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int