Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Adroaldo Quintela
dc.date.accessioned2018-09-02T05:19:00Z
dc.date.available2018-09-02T05:19:00Z
dc.date.issued2001-11
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/1990
dc.description.abstractAs experiências de implantação de estratégias de desenvolvimento local são recentes e ainda não estão suficientemente maduras para revelar a potência das teorias e metodologias em curso. Neste sentido, o presente artigo, ao pretender relatar o processo de monitoramento da estratégia de desenvolvimento local e integrado e sustentável levada a efeito pelo Programa Comunidade Ativa no âmbito do Governo Federal, certamente estará contribuindo para o mapeamento e discussão dessas experiências. Visando situar o leitor no objeto de análise, faz-se uma rápida caracterização da metodologia do Comunidade Ativa.
dc.description.abstractEm seguida, direciona-se o foco para o monitoramento em sentido estrito, iniciando-se com a explicitação do marco conceitual empregado para definição da sistemática e do sistema de monitoramento, bem como a forma organizacional que se utilizou para dar sustentação às atividades de desenho e implantação do sistema, e construção e seleção de indicadores diretos e indiretos.
dc.description.abstractAssinala-se que tanto a metodologia de monitoramento quanto o sistema de informação gerencial dela decorrente, baseia-se nos momentos de implantação da estratégia do Programa, ou seja: o primeiro momento se refere à etapa inicial de indução ao desenvolvimento local, ancorada num processo de capacitação e organização das lideranças locais para protagonizar o desenvolvimento; o segundo momento evidencia o fluxo de negociação da Agenda Local que se dá simultaneamente nas três esferas de governo e se caracteriza pela busca de patrocinadores para as demandas públicas da Comunidade Local, expressa na Agenda para Negociação; o terceiro momento reflete o processo de desenvolvimento local em si, pois tenta evidenciar as mudanças e realizações que estão ocorrendo na localidade a partir do monitoramento da execução das ações da Agenda para Negociação e da Agenda de Ação Local, bem como de uma radiografia da organização e funcionamento dos Fóruns de DLIS a cada trimestre.
dc.description.abstractCumpre notar que o terceiro momento conforma a situação em que o Fórum começa a andar com as próprias pernas sem o apoio permanente da instituição capacitadora. É aqui que se percebe em cada localidade se a implantação da estratégia de desenvolvimento local surtiu os efeitos desejados, ou se apresenta efeitos inesperados.
dc.description.abstractCom a experiência de monitoramento em curso, a Coordenação Nacional do Programa já tem uma certeza: o processo de capacitação é contínuo e é a base de sustentação para que as lideranças locais possam promover o processo endógeno de desenvolvimento que se concretiza a médio e longo prazos.
dc.description.abstractPor último o texto traz uma abordagem ampla sobre as características técnicas do Informativa, sistema que foi desenvolvido e implantado para canalizar as informações e indicadores de monitoramento do Comunidade Ativa.
dc.format.extent22 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherSecretaria Executiva. Programa Comunidade Solidaria
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 6-2001
dc.subjectDESARROLLO LOCAL
dc.subjectPROGRAMAS LOCALES
dc.subjectEVALUACION DE PROGRAMAS
dc.titleMonitorando o desenvolvimento local : o caso do Informativa -Informaçoes do Comunidade Ativa
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 6
clad.keyMFN31842--31842
clad.key1KEY31842
clad.regionBRASIL
clad.md54896c68d02a2a8be74aeeefc7b096160


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int