Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHolanda, Vitor Branco de
dc.contributor.authorFerreira, Maria de Fátima Alves
dc.contributor.authorScaravelli, Maria do Carmo
dc.contributor.authorSterchele, Maria Helena Barbieri Maganini
dc.date.accessioned2018-09-02T05:14:09Z
dc.date.available2018-09-02T05:14:09Z
dc.date.issued2000-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/1408
dc.description.abstractOs computadores e as redes estao mudando os fluxos de informacoes e as interacoes entre partes de uma organizacao. As novas tecnologias de informacao estao transformando a forma de trabalhar com significativas repercussoes nas relacoes entre as pessoas, reestruturando as organizacoes e gerando novas necessidades de aprendizado.
dc.description.abstractNa administracao pública do Estado de Sao Paulo o principal "motor" dessa nova realidade foi a implantacao do SIAFEM/SP (Sistema Integrado de Administracao Financeira para Estados e Municípios/SP. A partir deste sistema está sendo construído um ambiente propício para outras inovacoes, entre elas, cita-se a construcao de novos modelos de gestao com ênfase no uso de indicadores, esses últimos construídos a partir da base de dados em ambiente altamente informatizado.
dc.description.abstractEste artigo trata dessa trajetória de inovacao, no entanto, antes de tratar especificamente dos atuais sistemas, é feito uma revisao conceitual sobre alguns itens que repercutem diretamente no objetivo o qual se pretende alcancar, ou seja, a passagem da auditoria, com ênfase estritamente de regularidade para a auditoria de gestao, focada em resultados e na eficácia. Para isso, é feito uma pequena retrospectiva da evolucao da auditoria de gestao no contexto atual.
dc.description.abstractNeste artigo, é dado ênfase ao sistema CIGER - Controle Interno Gerencial. O sistema identifica os fluxos de informacoes dos diversos trabalhos de auditoria e fiscalizacao, realizados no âmbito da CECI. O Objetivo do CIGER é a formacao de uma base de dados que contenha as diversas opinioes de especialistas em trabalhos de observacoes e relato sobre auditoria. Pretende-se, ainda, monitorar as ocorrências, propiciar a coordenacao, gerência e permitir a compreensao e entendimento do ciclo amplo do trabalho a ser realizado e dos objetivos e resultados esperados. Assim evidencia-se o vínculo entre: Por que fazer? Como fazer ? O que aconteceu? O que precisa ser feito?
dc.description.abstractO artigo ainda se vale de alguns conceitos da teoria da comunicacao para dar suporte ao esquema de padronizacao embutido no sistema CIGER. O objetivo é criar uma linguagem adequada às necessidades informacionais dos usuários dos relatórios de auditoria e fiscalizacao e que seja adequada ao ambiente de processamento eletrônico de dados. Assim, eliminam-se algumas dificuldades na elaboracao do relatório e aumenta-se, em muito, a capacidade de sistematizacao da informacao
dc.format.extent16 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 5-2000
dc.subjectCONTROL DEL ESTADO
dc.subjectORGANISMOS DE CONTROL
dc.subjectAUDITORIA
dc.subjectCONTROL DE GESTION
dc.subjectSISTEMAS DE GESTION
dc.subjectSISTEMAS DE CONTROL
dc.subjectINDICADORES ADMINISTRATIVOS
dc.subjectESTUDIO DE CASOS
dc.titleBases conceituais para construçao de indicadores e sinalizaçao eletronica na controladoria governamental
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 5
clad.keyMFN30107--30107
clad.key1KEY30107
clad.regionBRASIL
clad.md5aeb52e3a9f022cb673b9eea7118a17fb


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int