Show simple item record

dc.contributor.authorNegreiros, Selene
dc.contributor.authorDiniz, Cládice Nóbile
dc.date.accessioned2018-09-02T05:13:45Z
dc.date.available2018-09-02T05:13:45Z
dc.date.issued2000-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/1356
dc.description.abstractA seguranca cidada, quando focalizada sob ponto de vista de âmbito local, apresenta-se norteada pela consideracao de que todos os atores e vetores de uma cidade podem, de forma democrática, interagir preventiva e ativamente contra o crime. A cultura e outros fatores que dali sao característicos determinarao a intensidade e a maneira como ocorre essa interacao. Discutindo essa proposicao teórica, que tem sido apresentada em encontros sobre o tema como conceito aceito de forma ampla, sem requerer comprovacoes e sem levantar questionamentos, o artigo demonstra que as políticas públicas de seguranca e as práticas delas decorrentes, devem levar em consideracao as peculiaridades locais que matizam um amplo espectro de fatores, que vai de aspectos geográficos até à concepcao urbanística das cidades, às suas funcoes, às suas estruturas econômicas e aos seus problemas sociais.
dc.description.abstractObserva-se que para oferecer respostas às indagacoes coletivas no campo da seguranca, as estruturas públicas precisam da ativa participacao da sociedade, agregando e selecionando informacoes, apresentando seus valores culturais, divulgando seus conhecimentos e idéias para novas solucoes. Verifica-se, assim, que a participacao das estruturas e tecidos sociais locais é indispensável nas definicoes das medidas de prevencao e inibicao ao crime e à violência. Os fatores locais, ao orientarem políticas públicas de seguranca e de prevencao à violência, influenciam a escolha das técnicas a serem utilizadas nas práticas de seguranca. Estas devem ser cuidadosamente planejadas para que venham a ser eficientes e democráticas e possam atender ao crescente aumento de reivindicacoes.
dc.description.abstractUma forma de se atender à demanda e garantir a qualidade dos servicos de seguranca prestados pelo poder público local é a adocao de novas tecnologias. O seu uso, particularmente dos equipamentos nao letais para uso das forcas de seguranca, tais como redes de imobilizacao, gases, equipamentos de visao noturna, câmaras de CCTV, centrais de monitoracao e vigilância, alarmes e outros produtos, dentro de limites democráticos, podem facilitar a acao de seguranca e gerar economia de meios e recursos e é investigado no texto. O controle desses equipamentos é militar, no Brasil e em outros países, mas, o seu emprego deverá ser feito a partir de uma ótica nao militar para evitar uma desnecessária militarizacao dos organismos públicos locais encarregados da seguranca.
dc.description.abstractA formacao e o desenvolvimento de recursos humanos para a seguranca enfatizando a integracao com a comunidade, os conceitos de qualidade na prestacao dos servicos públicos, o a defesa de direitos humanos e respeito à cidadania tem produzido resultados, demostrando a importância dos funcionários encarregados da seguranca comprometerem-se com a qualidade de vida urbana.
dc.format.extent12 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherPrefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Guarda Municipal. Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 5-2000
dc.subjectSEGURIDAD PUBLICA
dc.subjectPARTICIPACION CIUDADANA
dc.subjectNUEVA TECNOLOGIA
dc.titleA participaçao cidada e as novas tecnologias para a prevençao local a criminalidade globalizada
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 5
clad.keyMFN30055--30055
clad.key1KEY30055
clad.regionBRASIL
clad.md5cf4502cd52d53c078dec708946b74529


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int