Show simple item record

dc.contributor.authorQueiroz, Adele
dc.date.accessioned2018-09-02T05:12:40Z
dc.date.available2018-09-02T05:12:40Z
dc.date.issued2000-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/1207
dc.description.abstractO tema responsabilidade social das empresas vem sendo amplamente discutido e divulgado pela mídia no Brasil nos últimos anos. Entre os diversos fatores que podem explicar a repentina valorizacao desse assunto no nosso ambiente está o fato de que, ao assumirem uma responsabilidade mais ampla sobre o conjunto da sociedade, as empresas suprem necessidades comunitárias que até entao nao estavam satisfatoriamente atendidas. Nesse sentido, podemos afirmar que as acoes de responsabilidade social das empresas representam uma das formas da iniciativa privada atuar com finalidade pública.
dc.description.abstractSegundo dados da ADVB (Associacao dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), que promove o prêmio Top Social, em pesquisa nacional feita pela associacao com 810 empresas constatou-se que o investimento em projetos sociais em 1999 alcancou R$132 milhoes e atendeu a 32 milhoes de carentes. Outro dado relevante refere-se aos associados do Instituto Ethos: seu faturamento conjunto equivale a mais de 14 % do PIB brasileiro. Constata-se assim o enorme potencial das empresas nacionais para agir no enfrentamento das questoes sociais, especialmente pelo crescente grau de conscientizacao dos seus dirigentes. Segundo a pesquisa da ADVB, 92% dos empresários entrevistados definiram os projetos sociais como parte da visao estratégica de suas empresas. Outras duas pesquisas recentes, realizadas pelo IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) e pelo CEATS-USP fornecem importantes informacoes sobre as acoes sociais das empresas no Brasil.
dc.description.abstractA medida em que torna-se mais clara para as empresas no Brasil a necessidade de assumirem suas responsabilidades junto à sociedade, torna-se também mais urgente e necessário o estabelecimento de critérios de avaliacao dos resultados das acoes que empreendem. Este trabalho tem como objetivos fornecer uma visao geral do que se conhece hoje no Brasil sobre as acoes de responsabilidade social das empresas e apresentar os resultados de um estudo sobre a utilizacao de indicadores para avaliar empresas socialmente responsáveis.
dc.description.abstractApesar da crescente ênfase dada ao tema de responsabilidade social das empresas no Brasil recentemente, um grande esforco acadêmico ainda é necessário para que se tenha uma compreensao mais profunda do assunto. Trata-se de uma área de estudo empírico em que há poucos trabalhos publicados no Brasil e um dos desafios nessa área é a caracterizacao e a avaliacao das acoes de responsabilidade social das empresas. O estudo e o estabelecimento de critérios de avaliacao, neste trabalho representados pelos indicadores, podem contribuir para o desenvolvimento de estudos comparados, envolvendo tanto empresas brasileiras, quanto de outros países da América Latina.
dc.format.extent18 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherFundaçao Getulio Vargas. Centro de Estudos do Terceiro Setor
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 5-2000
dc.subjectGESTION PUBLICA
dc.subjectRESPONSABILIDAD SOCIAL
dc.subjectINDICADORES SOCIALES
dc.subjectPUBLICO NO ESTATAL
dc.titleA responsabilidade social das empresas no Brasil : um estudo sobre indicadores
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 5
clad.keyMFN29905--29905
clad.key1KEY29905
clad.regionBRASIL
clad.md5a4f794dd728c52f1561c015818dad20a


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int